Sunday, March 18, 2007

73.Escorpião



Características da constelação:


Escorpião é uma das constelações mais antigas – possivelmente até um dos 6 signos do zodíaco originais. Enquanto o Sol atravessa Escorpião, demora apenas 9 dias a fazê-lo; a maioria do tempo é passada na vizinhança de Ofiúco (que é a única constelação em que o Sol entra e que não faz parte do zodíaco). O asterismo de um gigante “S” foi visto em muitas culturas antigas como um escorpião, possivelmente originário de conquista cultural ou influência. As duas estrelas lambda e upsilon, ambas chamadas “O Ferrão” em Árabe, tradicionalmente formam o ferrão, embora alguns mapas estelares mostram actualmente a vizinha G Scorpii como um deles. A constelação foi anteriormente muito maior, mas a porção Oeste representando as garras foi dada a Balança. É uma das constelações mais brilhantes do conjunto das maiores. Alpha Scorpii é mais conhecida como Antares (“Rival de Marte”). Era uma das quatro estrelas reais dos antigos, em conjunto com Aldebaran, Régulo, e Fomalhaut. Brilha com um vermelho metálico não usual enquanto que a região inteira está banhada por uma nuvem avermelhada, iluminada pela mesma estrela. Esta gigante supervermelha tem um binário visual que risca o visível, dependendo das condições locais de observação e do tamanho do telescópio. Estima-se que a estrela tenha um diâmetro entre 285 e 700 diâmetros solares. Encontra-se a 600 anos-luz. A 1º Oeste (a cerca de metade da distância até sigma Sco) está o brilhante enxame globular M4, enquanto que outro enxame globular, M80, encontra-se a 4 graus Norte-Noroeste de Antares.


História da constelação:

Como foi mencionado em Oríon, Gaia pode ter enviado o Escorpião para matar o famoso caçador, pois tinha jurado livrar a Terra de todos os animais selvagens. Ou então Apollo pode ter contado isto a Gaia, receoso que Oríon tivesse desígnios para com as suas irmãs Artemis.
Em qualquer caso, foi Gaia que enviou o Escorpião para matar Oríon. Mais tarde, este animal perseguiria Oríon através dos céus, mas nunca o conseguiria apanhar, pois o Escorpião foi colocado de tal maneira que quando nascesse no horizonte a Este, Oríon já se teria posto a Oeste.

No comments: