Sunday, March 18, 2007

72.Sagitário



Características da constelação:


Foram os Romanos que deram o nome à constelação de Sagitário (Sagitário deriva do latim “flecha”), embora algumas estrelas tenham nomes árabes que identificam a porção da constelação que representam:
Alpha Sagittarii e chamada Rukbat: (Rukbat al Rami = o joelho do arqueiro), e beta Sgr é Arkab (Tendão).
O arco consiste de três estrelas:
Lambda Sgr: Kaus Borealis = o arco (parte do) Norte
Delta Sgr: Kaus Meridionalois = o arco (parte do) do meio
Epsilon Sgr: Kaus Australis = o arco (parte do) Sul
A ponta da flecha é gamma Sgr (Al Nasl = a ponta)
Enquanto que o asterismo do arco é aparente, é preciso alguma imaginação para ver o semi-homem, semi-monstro a arregaçar o fio. Talvez ajude saber que zeta Sagittarii chama-se Ascella (o cotovelo do arqueiro), enquanto que nu Sgr é Ain al Rami: o olho do arqueiro. As suas estrelas são geralmente de terceira e quarta magnitudes. As estrelas mais brilhantes são epsilon Sgr, enquanto que alpha Sgr é quase de magnitude 4. Na realidade, existem 14 estrelas mais brilhantes que alpha. A constelação tem um número de bons binarios, e alguns objectos de céu profundo soberbos.


História da constelação:

Sagitário tem uma história confusa. Nos tempos antigos o asterismo de três brilhantes estrelas numa linha curva era visto como um arco para alguns, o que levou os escritores Gregos e Romanos a confundir a constelação com Centauro. Como foi dito em Centauro, a constelação (em parte) representa Cheiron, o rei dos Centauros. Sagitário é também um semi-homem, semi-monstro, que se diz que foi posto no céu para guiar os Argonautas nas suas viagens. Outros dizem que a constelação foi inventada pelos Sumérios, que Nergal (o deus supremo da guerra) encontra--se em duas inscrições cuneiformes. No entanto, esta interpretação está aberta ao debate, pois Nergal não está necessariamente ligado a um arco. No épico Gilgamech, Nergal é um dos “sete deuses” a quem sacrificaram uma ovelha e um boi. O seu nome, em Sumério, significa “Deus do Sub-Mundo”. Existem algumas histórias que podem dizer algo mais sobre este deus. Hammurabi, o grande dador da Lei (século XVIII AC) chamava-o “o guerreiro sem rival que levou a vitória” àqueles que resistiram às suas leis. Também era conhecido como o deus das pragas e da destruição. No entanto, considerar Nergal como o protótipo do Arqueiro parece ser “esticar a vara à sardinha”. Por qualquer razão, quando o selectro grupo de doze constelações foi codificado algures no terceiro milénio antes de Cristo, o Arqueiro era um deles.

No comments: