Thursday, February 15, 2007

Introdução




Este trabalho é uma breve reflexão sobre a Astronomia.Neste primeiro período, recolhemos alguns conceitos de estrela, procurámos saber o tipo de utilização que os antigos faziam das estrelas, procurámos material sobre as constelações, os vários tipos de Zodíaco e suas lendas, entre muitas outras informações e curiosidades.O objectivo deste trabalho é o de incutir o gosto pela astronomia no seio escolar e satisfazer curiosidades acerca do assunto. Esperamos que o que vamos apresentar seja de interesse, agradável e que tire certas dúvidas à comunidade escolar.Das actividades já desenvolvidas temos: a astronomia na antiguidade, a história das constelações e suas características, os mapas mensais com o seu posicionamento, o desenvolvimento do conceito de estrela, nomeadamente o ciclo estelar (vida, morte e sua forma), a distinção entre astronomia e astrologia, relativamente ao Zodíaco, e os vários tipos existentes, chinês, grego, (…), contendo as suas histórias, lendas e como se formaram.Fazendo o ponto da situação do trabalho realizado até ao momento, apontamos os seguintes aspectos:





  • Relativamente ao que já realizámos, achamos que as nossas expectativas foram superadas. O objectivo a que nos propusemos, aquando do planeamento global do trabalho, foi atingido.


  • Até à data, ainda não conseguimos planear a actividade que estamos a preparar para a comunidade escolar, devido à dificuldade de contacto com Vasco Eloi, especialista na matéria.


  • Por causa da escolha/discussão demorada do nosso tema, incluindo o que queríamos desenvolver, algumas aulas foram alvo de trabalho exaustivo.






  • Este trabalho, ao longo da pesquisa, discussão e selecção de material, permitiu que fosse melhorando a qualidade do trabalho em grupo, levando-nos a várias sessões de trabalho, inclusivamente para analisarmos e deliberarmos acerca do trabalho ao longo do ano, o que ainda não está completamente definido.

1 comment:

Acuio said...

Adriana, Catarina, Helena e Rita,


que trabalho lindo o de vocês. Parabéns!


JoÃo Acuiowww.jornale.com.br/acuio