Thursday, February 15, 2007

27.Coroa Boreal



Características da constelação:


A constelação Coroa Boreal encontra-se quase a meio entre Arcturo e Vega; um pouco mais perto da primeira. De Arcturo siga para Izar (epsilon Bootis) e depois Este 15º graus até alpha CrB. As sete estrelas que fazem a coroa não são muito brilhantes, excepto Gamma, ou Alphecca (alpha Coronae Boroealis), que tem uma magnitude de 2.2 e que fica a 75 anos-luz de distância. O resto das estrelas de Bayer variam entre 3ª e 6ª magnitude. A constelação inclui alguns bons binários, e um enxame de galáxias muito ténue. Alpha Coronae Borealis e Beta Coronae são binários espectroscópicos, com períodos de 17.36 dias e 10.5 anos respectivamente. Gamma Coronae Borealis também é um binário espectroscópico (período incerto). Zeta CrB é na realidade duas estrelas que formam um esplêndido binário (ver abaixo). As duas estrelas estão aproximadamente a 220 anos-luz de distância.


Historia da constelação:


Coroa Boreal, ou "A Coroa do Norte", é a coroa que Ariadne usou no seu casamento. Foi feita pelo ferreiro supremo, Hephaestus, na sua forja aquática. A história está ligada a um mito mais notável, o do Minotauro e de Teseu, que estava destinado a matá-lo. Para o fazer, precisava da ajuda de Ariadne. Esta linda donzela era a filha de Minos, Rei de Creta. Era também meia-irmã do Minotauro, o homem-touro que vivia no centro de um labirinto. Cada ano Minos ordenava a sete jovens homens e sete donzelas de Atenas a serem servidos ao Minotauro. O herói corrente em Atenas era Teseu, filho de Poseídon, e herdeiro do trono de Atenas. Sendo apenas um jovem, Teseu já tinha dado provas da sua valentia numa variedade de feitos heróicos. Chegou então a hora do tributo a Creta. Teseu ofereceu-se para ser um dos sete jovens homens. Quando chegou a Creta, Teseu encontrou-se com Minos, que desafiou o jovem a dar provas de ser realmente filho de Poseídon. Minos atirou um anel de ouro ao mar, e mandou Teseu ir buscá-lo.
Teseu mergulhou nas águas, e encontrou-se com os golfinhos que o escoltaram até ao palácio das Nereidas. Tétis, uma das irmãs Nereidas (ou ninfas do mar), deu a Teseu uma coroa encrostada de jóias que Hephaestus tinha feito. Com o anel de ouro e a coroa, Teseu regressou a Creta. Este feito recebeu a admiração de Ariadne. Ariadne tinha uma bola de novelo mágica que podia desenrolar-se sozinho e seguir o caminho até ao centro do labirinto, onde o Minotauro estava. Prometeu ajudar Teseu a matar o Minotauro se se casasse com ela e a levasse para Atenas. Teseu concordou. Então deu-lhe o novelo. Teseu seguiu-o até ao centro do labirinto e matou o Minotauro. Infelizmente esqueceu-se da sua promessa. Ou, como alguns dizem, casou com Ariadne, dando-lhe a coroa como um presente de casamento. E depois abandonou-a na ilha de Naxos, no caminho para Atenas. Outros dizem que Teseu fez-se ao mar, deixando uma ensonada Ariadne a sofrer pela sua perda. Implorou ao seu pai, Zeus, para remediar o caso. Zeus teve pena dela e enviu Dionísio para confortar a sua filha. Outra versão diz que Dionísio estava visitando Naxos e apaixonou-se por Ariadne, e lançou um feitiço a Teseu. Teseu então esqueceu-se de tudo sobre Ariadne e partiu para Atenas. Em todo o caso, Dionísio tomou-a como sua noiva e pôs a coroa de Hephaestus na sua cabeça. Tiveram quatro filhos e "viveram felizes para sempre". Quando Ariadne morreu Dionísio pegou na coroa do casamento e pô-la nos céus entre Hércules e Boieiro.

No comments: