Thursday, February 15, 2007

25.Cabeleira de Berenice


Características da constelação:


Uma pequena e fraca constelação adjacente a Boieiro, que foi introduzida por Tycho Brahe por volta de 1602. A constelação é notável pelo número de galáxias que contém, que pertencem aos enxames de galáxias da Cabeleira de Berenice e de Virgem. As estrelas que formam a constelação não são muito interessantes para se olhar, pois são apenas estrelas de 4ª magnitude, incluindo três estrelas de Bayer. No entanto existem uns razoáveis binários, oito objectos de Messier e o enxame da Cabeleira. De Denébola (beta Leonis) desenhe uma linha até à brilhante estrela a sudeste, Arcturo (alpha Bootis). Alpha Comae encontra-se nesta linha mais ou menos a meio. Agora proceda norte de alpha Comae até beta Comae e depois oeste mais ou menos a mesma distância até gamma Comae. Estas três estrelas formam metade de um rectângulo quase perfeito. Não são muito brilhantes, e precisará de ter um céu bem escuro para as estudar. Alpha Comae, por vezes chamada Diadem, tem o mesmo diâmetro que o Sol, e encontra-se a 62 anos-luz de distância com uma luminosidade de quase 3. É um binário de rápido movimento (ver abaixo) e situa-se no mesmo campo de visão que o enxame globular M53 (ver abaixo). Beta Comae é na verdade a estrela mais brilhante da constelação, e certamente a mais próxima, a 27 anos-luz. Também tem um diâmetro igual ao do Sol. Gamma Comae é uma estrela cor-de-laranja a cerca de 260 anos-luz de distância. Fica na mesma região que o bem conhecido Enxame da Cabeleira, mas não é um membro desse grupo.

História da constelação:

A constelação de Cabeleira de Berenice refere-se a história clássica do cabelo de Berenice, a esposa de Ptolomeu III do Egipto. Enquanto a sua história é antiga, a constelação é relativamente nova, sendo introduzida por Tycho Brahe por volta de 1602.
De acordo com a história, Ptolomeu tinha empreendido uma longa guerra com os Assírios, pois tinham morto a sua irmã. Quando Ptolomeu regressava triunfante da guerra, a sua esposa Berenice tinha cerimoniosamente cortado as suas magníficas tranças e dado a Afrodite, estendidas no altar do seu templo. À medida que as festividades da noite procediam, descobriu-se que o cabelo tinha desaparecido. Os sacerdotes eram sacrificados, se o cabelo não fosse encontrado. Foi o astrónomo Conon de Samos que veio em seu auxílio - proclamando que Afrodite tinha aceitado o presente de Berenice, que agora brilham nos céus perto de Leão.

No comments: