Thursday, February 15, 2007

Constelações


Uma constelação é uma dos 88 grupos imaginados de estrelas que aparecem na esfera celeste, e que têm nomes de figuras religiosas ou mitológicas, figuras, animais ou objectos. O termo também se refere às áreas delimitadoras na esfera celeste que contêm os grupos de estrelas.
Os desenhos mais antigos de constelações são imagens de focas, vasos e tabuleiros de jogos dos Sumérios, indicando que as constelações podiam já estar estabelecidas por volta de 4000 AC. A constelação Aquário foi criada pelos Sumérios, em honra do seu deus An, que derrama as águas da imortalidade na terra. O zodíaco foi dividido em 12 sinais por volta de 450 AC pelos Babilónios. As constelações do Hemisfério Norte de hoje são um pouco diferentes do que os Babilónios, os antigos Egípcios, Gregos e Romanos conheciam. Omero e Hesiod mencionaram constelações, e o poeta grego Aratus de Soli (315 – 245 AC) deu uma curta descrição de 44 constelações no seu livro Phaenomena. O astrónomo e matemático grego Ptolomeu, no seu Almagest, descreveu 48 constelações, das quais 47 são hoje conhecidas pelo mesmo nome.
No passado muitas outras pessoas têm agrupado estrelas em constelações, no entanto os seus arranjos frequentemente não correspondiam às do antigo Oeste. Algumas constelações chinesas, no entanto, parecem-se com algumas do Oeste, indicando a possibilidade duma origem comum.
No fim do século XVI os primeiros exploradores europeus dos mares do Sul mapearam o céu do Hemisfério Sul. Novas constelações foram adicionadas por um navegador dinamarquês, Pieter Dirckz Keyser, que participou na exploração das Índias em 1595. Subsequentemente, outras constelações do hemisfério Sul foram adicionadas pelo astrónomo alemão Johann Bayer, que publicou o primeiro atlas celeste extensivo, Uranometria; por Johannes Hevelius; e pelo astrónomo francês Nicolas Louis Lacaille. Muitos outros propuseram novas constelações, mas os astrónomos finalmente concordaram numa lista de 88. As fronteiras das constelações, no entanto, permaneceram um assunto de discussão até 1930, quando as definitivas fronteiras foram fixadas pela União Astronómica Internacional.
As formas dos nomes das constelações, precedidas por uma letra grega, são usadas para designar cerca de 1300 estrelas brilhantes; este sistema foi introduzido por Johann Bayer. A famosa estrela Algol na constelação de Perseu, por exemplo, é chamada beta Persei.



Constelações Circumpolares – Norte

Girafa Cefeu Ursa maior
Cassiopeia Dragão Ursa menor





Constelações de Outono – Norte (Primavera - Sul)

Andrómeda Lagarto Peixe Austral
Aquário Pégaso Peixes
Carneiro Perseu Cinzel
Cetus ou Baleia Fénix Triângulo
Grou Escultor


Constelações de Inverno – Norte (Verão - Sul)

Cocheiro Erídano Orion
Vela Fornalha Pincel
Cão Maior Gémeos Caravela
Cão Menor Relógio Micrómetro
Quilha Lebre Touro
Pomba Unicórnio


Constelações de Primavera – Norte (Outono - Sul)

Martelo Pneumático Corvo Lobo
Boieiro Taça Lince
Caranguejo Hidra Bússola
Cães de Caça Leão Sextante
Centauro Leão Menor Virgem
Cabeleira de Berenice


Constelações de Verão – Norte (Inverno - Sul)

Águia Potro Escorpião
Altar Hércules Escudo
Capricórnio Índio Flecha
Coroa Austral Balança Sagitário
Coroa Boreal Lira Telescópio
Cisne Microscópio Vulpecula ou Raposa
Delfim Serpente e Ofiúco

Constelações Circumpolares (Sul)
Ave-do-paraíso Hidra Macho Pavão
Camaleão Mesa Triângulo Austral
Compasso Mosca Tucano
Cruzeiro do Sul Esquadro Peixe voador
Dourado Octante

No comments: