Thursday, May 31, 2007

O Sol

O Sol é a estrela mais próxima de nós. Todos os planetas do sistema solar giram em seu redor e cada um com um período diferente. Ele é o responsável pelo suprimento de energia da maioria dos planetas. Quando as pessoas visitam observatórios as perguntas mais comuns que surgem a respeito do Sol são: o que é o Sol e como ele funciona? Do que ele é feito? Mas, antes de responder a essas perguntas vamos mostrar alguns dados curiosos a respeito do Sol.

O Sol só é uma estrela por causa da grande quantidade de massa que tem, cerca de 334.672 vezes a massa da Terra. É constituído, principalmente pelos gases hidrogénio e hélio, que são os dois gases mais leves que existem.

A massa do Sol

Quando se diz que o Sol tem quase 98% de gases a pergunta mais comum que aparece é: como é possível o Sol ter tanta massa, ser tão grande sendo formado de gases?
Bem, essa é uma longa história que nem mesmo os cientistas que estudam o Sol e outras estrelas sabem explicar exactamente como acontece, mas uma coisa eles sabem: antes de existir o Sol e os planetas o que existia no lugar do sistema solar era uma enorme nuvem de gases e poeira muito maior que o sistema solar. Os gases são os que conhecemos: oxigénio, azoto e principalmente hidrogénio e hélio; a poeira são todos os outros elementos químicos; ferro, ouro, urânio, etc. Mas, a grande parte dessa nuvem era formada por hidrogénio e o hélio. Por algum motivo que ainda não foi devidamente explicado essa nuvem encontrou condições para se começar a aglomerar, juntar-se em pequenos blocos, blocos esse que se começaram a juntar em blocos cada vez maiores. Um desses blocos, o primeiro que se formou, no centro da nuvem, ficou tão grande e pesado que sua força gravitacional tornou-se suficiente para reter os gases com muita facilidade.
Esse bloco aumentou tanto de tamanho e massa que acabou por se transformar numa estrela: o Sol. Os blocos menores que se formaram ao redor do bloco central deram origem aos planetas.
Mas atenção! Os planetas não são blocos expelidos pelo Sol como se pensava no início do século passado.

Localização do Sol

O Sol ocupa uma posição periférica na nossa Galáxia, ou seja, ele está a 33.000 anos-luz do centro galáctico, o que corresponde a 2/3 do raio galáctico. Nós estamos num dos braços espirais, o braço de Orion, como mostra o esquema a seguir. Figura 1: Localização do Sol na Galáxia
O Sol também orbita em relação ao centro gravitacional da nossa Galáxia. O ano do Sol é de aproximadamente 230 milhões de anos terrestres e sua velocidade orbital é de 250 km/s, sendo que todos os demais corpos do Sistema Solar o acompanham nessa viagem. Sabe-se que o Sol realizou cerca de 250 revoluções completas até hoje. A idade do Sol é de cerca de 4,5 biliões de anos.

2 comments:

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.

Fábio Escorpião said...

Olá.

Há muito tempo eu tinha visto as informações contidas em seu blog num antigo site português, mas que, infelizmente, saiu do ar. Era o melhor site sobre constelações que eu já conheci.

Agradeço-te por ter preservado todo este maravilhoso material e apresentá-lo aqui. Minhas pesquisas baseadas neste assunto voltaram a ter um novo fôlego, e graças a você.

Até mais.