Friday, April 27, 2007

Astronomia na Antiguidade

A Astronomia, uma das ciências mais antigas, surgiu a partir dos esforços feitos por sucessivas gerações de pessoas que procuraram, ao longo dos séculos, interpretar o espectáculo maravilhoso e intrigante que o céu lhes proporcionava.
Começou por ser fundamentalmente utilitária e as suas aplicações destinavam-se a satisfazer as necessidades urgentes da humanidade: para a agricultura, base da subsistência, era vital determinar o início das estações do ano, prevendo as épocas mais adequadas para as sementeiras; as cerimónias e rituais religiosos tinham de ser realizados em épocas próprias.
A Astronomia foi também indispensável à navegação longe das costas, permitindo aos navegadores o conhecimento das suas posições no mar e a determinação dos rumos a seguir: sem ela, os descobrimentos não teriam sido possíveis e o Homem dificilmente se teria aventurado a cruzar os oceanos.
Durante o século XVIII, a Astronomia, conciliando observações e teorias, atingiu uma fase evolutiva que permitia explicar o que se observava e prever acontecimentos futuros.
Essa aventura do conhecimento, iniciada há milénios, ainda hoje continua: nas últimas décadas nenhuma outra ciência fez um progresso comparável ao da Astronomia.

88.Raposa

Características da constelação:

Vulpécula, a Raposa, é uma das constelações inventadas por Johannes Hevelius, introduzida no seu catálogo estelar póstumo em 1690 (ver “Lagarto” para mais comentários sobre Hevelius). O asterismo parece-se mais com uma gaivota a voar vista de face. A constelação era originalmente chamada Vulpecula cum Anser, “A Raposa e o Ganso”. É uma constelação ténue, com as suas estrelas estando em maioria por volta das 4ª e 5ª magnitudes. Raposa tem alguns objectos de céu profundo de interesse: um binário, um par de variáveis, e até um objecto de Messier.

87.Peixe Voador

Características da constelação:

Peixe voador é uma daquelas constelações introduzidas por Johann Bayer no seu mapa estelar de 1603. Chamou-lhe Piscis Volans. O asterismo mostra uma vista lateral de um peixe-voador (mais ou menos). É uma das constelações em que alpha não é a estrela mais brilhante, beta Volans é ligeiramente mais, e outras três estrelas são mais brilhantes que alpha Vol. Peixe voador tem muito poucas atracções para o amador; dois binários razoáveis e uma galáxia ténue.

86.Virgem

Características da constelação:

Virgem é a segunda maior constelação (a seguir a Hidra). Como membro do zodíaco, Virgem tem um grande número de mitos antigos e contos. Alpha Virginis é conhecida como Espiga: o “ouvido do trigo” que a deusa transporta. Espiga é um binário eclipsante azul-esbranquiçado com um período de mais ou menos 4 dias. A estrela tem o dobro do tamanho do Sol, mas com uma luminosidade 2000 vezes maior. Gamma Virginis tem o nome do deus Romano da profecia: Porrima. Porrima é um binário notável que duas estrelas gémeas. Encontra-se a 32.9 anos-luz de distância e tem um diâmetro de 1.5 Sóis.


História da constelação:

Virgem é muitas vezes representada como uma “ama”. Na Antiguidade, pode ou não ter sido Ísis, a deusa egípcia, protectora dos vivos e dos mortos, e a deusa-mãe principal. Também foi Ishtar, da civilização Suméria-Caldeia, ou “Inanna”, que significa Rainha do Céu. Inanna é descrita como uma deusa do amor ambiciosa, agressiva e exigente. No tempo dos Romanos, a deusa Ceres era aqui representada: a deusa do crescimento das plantas comestíveis e das culturas, particularmente milho. O seu festival era na segunda semana de Abril, à mesma altura em que a constelação aparecia nos céus da Primavera. Os Romanos simplesmente adoptaram uma deusa grega mais antiga, Demeter. Esta deusa da agricultura nasceu em berço de ouro: filha de Cronus e Rhea, era a irmã de Zeus. Como prova da sua longevidade no folclore grego, o seu nome foi encontrado numa tábua encontrada em Pylos que data do século XIII AC. Demeter foi descrita por Homero como “ter-se deitado com Iasion num campo areado”, no qual resultou o nascimento de Plutus, nome que significa “riqueza dos solos” (talvez “cornucópia” seja uma boa descrição). A deusa era descrita, tal como agora, carregando um joio de trigo. Mas a sua influência não está apenas ligada aos cereais, mas também a todos os outros cultivos. Sendo assim, não é de surpreender que seja também a deusa da saúde, dos nascimentos e dos casamentos. Uma cerimónia em sua honra na Grécia antiga era chamada Proarktouria, o que indica que as festividades tinham início antes do nascimento de Arcturo. No entanto o nome pode fazer referência à constelação de Virgem, que nasce de facto antes de Arcturo.